“Como o Uso Excessivo de Telas Pode Atrasar a Fala das Crianças”
A comunicação é um dos elementos essenciais e fundamentais na vida de um ser humano. Desde pequenininhos somos estimulados por e pela comunicação, seja pela interação com nossos pais, parentes, cuidadores, seja pelos estímulos dos ambientes em que estamos e até mesmo pelos materiais que utilizamos.
Nesse texto vamos abordar tópicos importantes para entender a relação entre o uso excessivo de telas e atraso de fala: vamos falar sobre os 5 sentidos, sobre o poder do silêncio, a importância da interação para crianças.
“Os cinco sentidos”
Os cinco sentidos são trabalhados constantemente durante esses momentos de interação – Visão, Audição, Olfato, Paladar, Tato. Estes sentidos estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, e são responsáveis por enviar informações para o sistema nervoso central, que as analisa e processa. E esse movimento de experimentar, sentir, conhecer, estimular e ser estimulado, é constante, para não dizer “ininterrupto”.
“O silêncio é uma prece”
Momentos de silêncio também fazem parte do desenvolvimento de uma pessoa. São nos momentos de silêncio que conseguimos restaurar nossas energias, organizamos pensamentos, estimulamos nossa criatividade e até levamos leveza ao ambiente. Esses são momentos em que o silêncio funciona positivamente.
“O silêncio digital”
Além de limitar a quantidade e qualidade de estímulos que a criança recebe, o uso de telas também restringe a possibilidade da criança se expressar, já que estará ocupada em interagir apenas com os estímulos vindos da tela.
Nos momentos de “silêncio” em que a criança está se ocupando com o uso das telas, são perdidas oportunidades de comunicação e interação social, fundamentais para o desenvolvimento da linguagem.
“A linguagem”
Veja, o aprendizado da fala é apenas uma parte do desenvolvimento da linguagem. Adquire-se vocabulário, aprendemos a pronunciar sons que se transformam em palavras, frases, e assim por diante. A linguagem é também composta por mensagens não verbais (entonação da voz, gestos, olhar), pelo uso do corpo para experimentar e aprender e utilizar novos movimentos de boca, lábios, língua para produzir os sons, pela percepção auditiva dos estímulos e a reação à eles, sendo que também permite que as experiências e vivências se transformem em conhecimento.
“A interação”
É pela compreensão dos estímulos vindos das interações sociais que a criança aprende a interpretar o significado das palavras e expressões, bem como a comunicar suas próprias ideias e sentimentos.